EQUIPAMENTOS

Evaporador à Vácuo

São equipamentos capazes de separar os contaminantes presentes nos efluentes em duas correntes: efluente tratado e concentrado de poluentes. O efluente tratado é o resultado da evaporação do efluente bruto que alimenta o equipamento. É fornecido calor ao efluente bruto, que entra em ebulição e a água que evapora desta operação é coletada e chamada de efluente tratado. Já os contaminantes não evaporam e permanecem no interior do equipamento, concentrando gradualmente, conforme o evaporado se desprende. O concentrado periodicamente descartado e o efluente tratado, podem ser destinados para reuso ou lançado, dependendo da necessidade e desejo do cliente.

Resinas de Troca Iônica

As resinas de troca iônica são minúsculas pérolas constituídas de polímeros sintéticos capazes de captar contaminantes que se quer remover de águas ou de efluentes. Quando reunidas em um volume adequado e alocadas em vasos de pressão se tornam uma grande solução para adequar águas subterrâneas para processos industriais, como alimentação de caldeiras e torres de resfriamento. Assim como, para remover contaminantes de efluentes industriais como águas de lavagens de processos de tratamento de superfícies. Dependendo do que se necessita remover da água e suas características, a resina ideal será escolhida, o volume do leito será calculado e o modo operacional será determinado.

Sistemas de Filtração

Filtração é um processo físico que permite a separação de sólidos suspensos presentes na água. Ocorre pela passagem, forçada ou não, do efluente por um meio filtrante. A escolha do meio filtrante dependerá do tamanho da partícula de sólido: macro partícula (de 1.000 a 1 µm), micro partícula (1 a 0,1 µm), a nível de molécula (0,01 a 0,001 µm) ou a nível iônico (menor que 0,001 µm). Os meios filtrantes convencionais, para filtração de sólidos suspensos (acima de 10 µm) são constituídos de seixos, areia e carvão antracito. Uma ampla variedade de filtros poliméricos e de celulose também podem ser aplicados para remoção de sólidos em suspensão. Sistemas contendo membranas podem promover a remoção de contaminantes a nível iônico, como nos sistemas de osmose reversa.

Sistemas Complementares

Sedimentadores, tanques de acúmulo, tanques de recalque, separadores de água e óleo, tanques de reação, agitadores, sistemas de dosagem e automação, complementam os processos de tratamento projetados pela Reusotec e garantem solução completa à necessidade do cliente. E se os equipamentos da Reusotec precisarem de outras unidades para seu funcionamento? Nem sempre pode-se tratar um certo tipo de água ou efluente diretamente em uma unidade principal como membranas e evaporadores, necessitando de um pré-tratamento ou polimento. A Reusotec projeta o sistema de tratamento completo, ou seja, com as unidades principais de tratamento e toda a estrutura de apoio que garante o máximo desempenho. Sedimentadores, tanques de acúmulo, tanques de recalque, separadores de água e óleo, tanques de reação, agitadores, sistemas de dosagem e automação, complementam os processos de tratamento projetados pela Reusotec e garantem solução completa à necessidade do cliente.

A Reusotec se dedica a todas as etapas de seus processos para levar o melhor até você!
Equipamentos de alta tecnologia similares aos utilizados no mercado internacional que garantem segurança ambiental e economia ao processo produtivo.